Bali, Indonésia: Celebrar é a coisa mais importante!

Você acha que brasileiro gosta de festa? Depois que você visitar Bali, vai ter certeza que não! hahaha

O povo balinês (como eu já te contei) é um povo muito carinhoso, acolhedor e FESTEIRO, sim eles amam celebrar a vida e tudo o que eles recebem dos deuses. As celebrações começam antes do nascimento das crianças e seguem até após a morte, afinal morrer para eles não é algo ruim, e sim um motivo de festa!

Vou contar alguns destes motivos:

  • quando o bebê atinge 210 dias de vida, é permitido ao bebê ter contato com o chão, pois eles acreditam que os recém nascidos não são humanos, que são um de seus antepassados reencarnados, e somente após uma cerimônia de apresentação à família e ao mundo impuro, se tornam humanos e podem tocar o chão;

 

  • outro motivo muito interessante é quando a criança perde seus dentinhos de leite, isso significa que o deus responsável por cuidar da criança está passando esta responsabilidade para seus antepassados;

 

  • essa é incrível: na passagem da vida jovem para a vida adulta, os garotos e garotas têm os dentes caninos serrados (sabe aquela pontinha, pois é!), isto acontece pois eles acreditam que serrar os caninos a pessoa fica pronta para a vida adulta e estará livre de todo mal comportamento como ira, avareza, luxuria, embriaguez, ciúmes… (Acredita que nosso guia perguntou se eu era muito brava? afinal meus caninos são bem avantajados e o Mor disse que não! kkkkk)
  • z2

 

  • a próxima celebração do ciclo da vida é o casamento. Normalmente eles se casam muito jovens e por serem pré dispostos ao sistema de castas, ainda existe muita influência dos pais e familiares na escolha do noivo ou da noiva certa. Para os balineses, a separação de um casal é não é algo legal e DEVE ser extremamente evitado;

balinese-wedding

  • A cerimônia do ciclo final da vida é a cremação quando acontece a grande festa e pode surpreender nós ocidentais porque para eles é um dos dias mais felizes da vida. Sim, o dia da morte é o dia mais feliz da vida!!! Quando o morto é cremado, sua alma é liberada e capaz de prosseguir sua viagem depois de sua reencarnação. Para o balinês a morte é apenas um novo começo.Nesse dia eles constroem uma torre de cremação, promovem teatro de sombra com marionetes e danças mascaradas. As cinzas do morto sempre são levadas para o mar. E se eles estiverem longe do mar, eles colocam em algum rio que deságue no mar. O povo balinês acredita que a alma vai voltar como uma reencarnação de um novo membro da familia, vindo de um novo bebê idealizado nesse ritual final.Os balineses tem no calendário vários festivais como o Galungan que é uma das maiores e mais importantes cerimônias religiosas da ilha.São 10 dias  celebrando a vitória do bem contra o mal. Durante esse período, eles acreditam que os ancestrais que morreram e foram cremados descem até a terra para visitar seus antigos lares e se juntar às festividades. Para os balineses é um dever e uma alegria deixar tudo muito bonito para receber esses ancestrais/espiritos.

procissao

  • No último e décimo dia da festa Galungan, também acontece uma outra grande festa chamada de Kuningam que é o dia que os espíritos dos antepassados retornam para o céu. Um bonito adeus. Ou melhor, um “até breve”, pois em breve este espírito reencarnará num outro membro da familia!

Agora dá pra entender um pouquinho da vibe deste lugar? Muita paz, muito amor, muita celebração! Ta aí um dos principais motivos de Bali ser regado de espiritualidade e bons fluídos. Quer saber mais sobre a espiritualidade desta ilha? Confira aqui!

Gostou deste post? Siga o blog e também o instagram. Para ver mais fotos, clique aqui ou follow @letsgovan

8 comentários sobre “Bali, Indonésia: Celebrar é a coisa mais importante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s