Gili, Indonésia: Gili Island, ilhas irmãs

Sabe aquele pedacinho de terra, rodeado de água azul clara, com coqueiros balançando na brisa do mar, que geralmente víamos nos desenhos do Pica-Pau (olha eu revelando a idade kkk)? Pois é, isso existe e se chama Gili!

Gili Island é basicamente um conjunto de 3 pequenas ilhas, cada uma com seu sobrenome: Gili Air, Gili Meno e Gili Trawangan. A maior e mais “agitada” delas, é a Trawangan (agitada em modo de dizer, pois é um sossego só. Talvez ela seja caracterizada como a mais agitada devido a ser a maior e ter o maior numero de pessoas visitando).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As ilhas irmãs são mais 3 das 17mil ilhas da Indonésia, a areia em pó branca, com o azul claríssimo da agua, faz deste lugar um paraíso. Se você for até Bali (que é um destino super famoso), não deixe de visitar Gili. O mais legal de Gili (e de Bali como um todo) é que as coisas são muito baratas: comida, hospedagem e passeios, ah e massagens, ou simplesmente MA-SSA-JÍ, como nossos anfitriões dizem.

Nossa escolhida foi Gili Trawangan, pegamos um fast boat que cobra ida e volta (você só não pode perder seu ticket), cerca de $30 dolares aussies por pessoa (na época da viagem, o dolar aussie estava cerca de R$2,50) e detalhe: este tickets é sem data de volta, ou seja, você pode voltar de Gili quando bem entender nos horários disponíveis. Esta viagem dura cerca de 40 minutos e o caminho até as ilhas é estonteante. Uma imensidão azul cristalino que nem consigo descrever.

Vou listar 10 coisas que vão te convencer à conhecer Gili:

  1. As ilhas eram desabitadas até 30 anos atras, elas foram descobertas por mochileiros e desde então, viraram ponto turístico
  2. Não existe transporte motorizado nas ilhas, só se anda à cavalo ou de bicicleta. E você pode perfeitamente dar uma volta inteira na ilha usando uma bike!
  3. As hospedagens 4 estrelas custam cerca de $40 dolares a diária PARA UM CASAL, isso mesmo! E ainda oferecem café da manhã incluso e bikes para os rolês! Claro que tem um ou outro Resort que certamente você pagará mais que isso. Mas facilmente você encontrará hospedagens de frente para o mar com preços incríveis.
  4. As massagens corporais na ilha começam o dia custando $15 dolares a hora e terminam custando $8. Sabe o que é isso? Uma hora de massají maravilhosa por $8??? Não tem como explicar, você tem que ir!
  5. Os restaurante em geral servem comida Asiática bem apimentada, se você não curte muito uma pimenta, não se esqueça de pedir um nível LOW, porque mesmo com nível low, você sentirá as danadinhas. Mas frutos do mar é bem comum nos restaurantes e barraquinhas, ah e você compra uma porção de camarões gigantes por $5. Aham, $5.
  6. Diferente de Bali, que tem seu povo em sua grande maioria adeptos ao Hinduísmo, Gili possui sua grande maioria religiosa Muçulmana, então você certamente ouvirá as orações das mesquitas 3 vezes ao dia e certamente verá as mulheres na praia vestindo burquinis (uma espécie de roupa de mergulho larga, que cobre dos pés à cabeça, que foi criada para elas poderem se divertir na água. Muito comum em vários países muçulmanos)
  7. As ilhas são bem próximas, se você alugar uma prancha de stand up por apenas $10 a hora, você consegue atravessar de uma ilha para outra. Apesar de não ser muito recomendado, pois você pode cair em alguma correnteza e isso não vai ser legal.
  8. Se você gosta de sombra e água fresca, você precisa visitar Gili: uma costa de areia branca bem fininha, considerada areia em pó, com aguás calmas, sem ondas, muitas árvores e coqueiros ao redor da ilha. Um excelente lugar para fazer NADA e morrer de preguiça! Adoro!
  9. Baladeiros de plantão: não há uma casa noturna na ilha, mas o pessoal sempre se organiza e faz Luais normais ou eletrônicos ou simplesmente se reunem para curtir um som na areia. Delicia!
  10. Povo hospedeiro: o mais agradável de tudo isso, é o quanto o povo de Gili (isso serve também para Bali) é hospedeiro, sorridente e te trata extremamente bem. Independente se você chegar lá de helicóptero, se hospedando no maior resort da ilha, ou se simplesmente chegar de barquinho com uma mochila nas costas (como nós chegamos). Os moradores da ilha sabem da importância do turismo para a economia e fazem disso o seu maior presente: ter turistas sempre. Certamente você será extremamente bem acolhido em Gili.

Gostou das dicas? Não esqueça de dar um FOLLOW no blog e também na página do instagram aqui ao lado >>>

4 comentários sobre “Gili, Indonésia: Gili Island, ilhas irmãs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s