Bali e Gili, Indonésia: Dicas da vida

Hoje estou muito felizinha por conta de todos os pedidos de dicas inbox que recebi, então resolvi postar o texto que eu geralmente mando por email para os “pedintes de dicas da vida”. Espero que vocês curtam muito e programem suas férias para estes paraísos chamados Bali e Gili Island.

Se você está pensando em ir para Bali e seguir viagem para Gili. Aproveite a ida! Assim você já conhece 2 ilhas, das 17 mil existentes na Indonésia!

Se você visitar as 3 Gilis, pronto, já serão 4 ilhas: Bali, Gili Air, Gili Nemo e Gili Trawangan.

Passagem aérea:

  • Você tem várias opções, mas no geral, a mais econômica é a companhia Tiger Air Lines, foi com esta companhia que eu viajei!

Website: https://tigerair.com.au/

Pontos positivos: Custo benefício, esta cia é de fato mais barata!

Pontos negativos: Caso você queira adiar ou adiantar sua viagem, esquece! O atendimento deles é somente por telefone, você precise ficar horas e horas aguardando e por fim pode não conseguir alteração. Isso foi o que aconteceu comigo: eu queria ficar por mais 2 dias em Gili, porém depois de um dia inteiro, isso mesmo, um dia inteiro pendurada no telefone ouvindo “musiquinha”, desisti e acabei voltando pra Melbourne na data inicialmente programada. Então, programe-se bem, para não ter este estresse que eu tive!

Comentários gerais:

A cia não oferece alimentação gratuita/inclusa, ou seja, eles possuem serviço de bordo, mas você precisa pagar como extra. Se quiser economizar nisso, você pode levar seu próprio lanchinho, pois afinal de Melbourne para Bali são 6 horas de voô. Um lanche, tipo misto quente, custa de $8 e uma bebida soft (refri, suco, agua, essas coisas assim) custam $4.

Sobre bagagem, por ser uma companhia de baixo custo, você só pode levar 13k na mala, e sem despachar, ou seja: você precise carregar! Então pra quem gosta de mochilar é suficiente, mas se você gosta de levar sua vida na mochila, suspeito que você pagará excesso de bagagem, que em geral é uma facada!

Hospedagem em Bali:

  • Quando chegamos em Bali, descemos no aeroporto de Denpasar e lá estava nosso guia nos esperando. Dali fomos para uma homestay, muito comum na ilha, esta era um pouco afastada do centro de Ubub, eu recomendo que você fique mais perto, assim pode fazer tudo a pé ou gastar menos com seu guia.

Ficamos na Kudesa Home Stay. Eles não possuem site, mas você os encontra fácil no Booking ou Trip Advisor, pois é bem recomendada!

Pontos positivos: Esta pousada, é familiar, então todo tempo você encontra o pessoal da casa por lá e eles estão prontos para te atender à todo momento. O custo é bem acessível, foi cerca de $20 por dia para 2 pessoas (eu e mor, mor e eu), neste valor está incluso café da manhã, que você precisa escolher entre 4 opções no cardápio e você não pode escolher mais de uma! Isso seria um ponto negativo para pessoas como eu, que amam café da manhã de hotel, mas todos os lugares em Bali e Gili são assim, então para os comilões de plantão, lembre-se somente 1 opção do cardápio

Pontos negativos: Muito longe do centro de Ubud! Quando pesquisamos no mapa, vimos que eram somente 9 km, decidimos ficar por lá. Porém 9km no trânsito caótico de Bali, nas curvas e mais curvas das montanhas… ficam imensamente distantes! Então, super sugiro que você fique o mais próximo possível do centro, para poder conhecer os templos e também os mercados da cidade

img_0290

Entrada principal da pousada Kudesa

  • Hospedagem em Gili

Ainnn que tudo este lugarzinho. Eu particularmente amei o banheiro. Foi o melhor banho da vida!!! A diária para o casal custou cerca de $40, num quarto super confortável, BANHEIRO TUDEBOMMM, uma pousadinha de frente com a praia (não era “pé na areia”, mas quase!) Ficamos no Bale Sampan Bungalows.

  • Transporte em Bali

Dentro de Bali, optamos por contratar um motorista, que já foi também nosso guia. Ele nos buscou no aeroporto, que ficava longe pra dedéu e cobrou $60 (pelo carro ok, estávamos em 4 pessoas, então este transporte custou $15 para cada), neste dia ele já passou conosco em um supermercado (não imagine os nossos supermercados, imagine o mini Mercado do bairro ok)

Nosso motorist, guia e conselheiro kkk, Yan Canoe, está no facebook: https://www.facebook.com/yan.kanoe?fref=t

Ele ficou conosco por quase todos os dias, cobrando cerca de $30 a $60 por dia para nos levar nos lugares e explicar sobre tudo que víamos. Em geral saíamos cedo, cerca de 9am e voltávamos a noitinha, cerca de 8pm. Então, se você for com amigos, super vale a pena dividir este valor do transfer + guia turistico!

Ainda falando de transporte, para irmos para Gili, foi necessário pegarmos um barco, eles chamam de fast boat, custou $30 por pessoa ida e volta, isso mesmo! Independente da sua data de retorno, basta você não perder seu ticket, e pronto, tá pago! Esta viagem demora cerca de 1h30 até Gili. A vista é linda, o oceano é maravilhoso, então você vai contemplando tudo isso no caminho!

Pontos positivos: só vi pontos positivos no transporte, tanto do guia quanto do fast boat, o custo beneficio é demais!

  • Transporte em Gili

Em Gili, como contei pra vocês, não se anda de outra coisa a não ser de bike, cavalo ou a pé mesmo. Mas para chegar na ilha, você precisa pegar um fast boat, que custa em torno de $ 30 por pessoa (ida e volta), sendo que você pode escolher a data de volta e não precisa avisar, basta só não perder seu ticket!

  • Alimentação

No geral, a alimentação em Bali ou Gili custa muito barato! Eu pelo menos até me sentia mal em pagar $4 numa porção de lindos camarões enormes, saborosos e fresquinhos. Daí você pode dar uma gorjeta para o garçom que o deixará muito feliz! Falando nisso, diferente do Brasil e México, as pessoas em Bali e Gili não pedem nenhuma gorjeta, eles te atendem maravilhosamente bem porque é o trabalho deles. Simples!

Nos restaurantes de Bali, você fará uma refeição bem servida pagando de $9 a $13, para soft drinks (refrigerante, suco, agua, etc) você gastará de $2 a $3, para cerveja (achei mais carinho) você gastará cerca de $6. Você tambêm pode comprar tudo em supermercado e depois levar para a praia ou passeios, que ficará mais em conta! Dá uma olhada neste post sobre comida. Uma coisa de louco!

  • Souvenir ou simplesmente Lembrancinhas e Badulaques:

Eu não sou muito de gastar com este tipo de coisa em viagens, mas já confessei neste post que eu não resisti à Bali e Gili! Então depende muito de você e do seu gosto de gastão do dia kkkk.

Pra todo lugar que vamos, procuramos trazer um copo de cachaça, sabe aqueles copinhos de shot? Pois é! Um desses custou cerca de $3.

Você vai encontrar os Sarongs (vestimenta tipica balinesa) por preços que variam de $1 à $30. Então, prepare suas emoções porque dá vontade de comprar de tudo!

  • Passeios

Na ilha, você tem muitas opções de passeios, baladas, praias e atividades como andar de Jet Ski e caminhar por vulcões.

Para subir o vulcão desativado, Batur, você não paga nada, a menos que queira que um guia suba com você, dai custará cerca de $30 por pessoa, meio salgadinho! Mas se você pensar que está ajudando a promover a economia local, tá tudo certo! Leis mais sobre este passeio aqui.

Passeios de Jet Ski, Sky board, coisas assim, custam cerca de $50 por pessoa.

Se tiver um tempinho, visite também a Forest Monkey, muitos macaquinhos amigáveis SQN, cuidado, eles pegam tudo aquilo que reluz (celulares, óculos de sol, moedinhas) e comida!

Visite também um terraço de arroz, é muito bonito de ser ver, Jatiluwih é o maior terraço de arroz de Bali, virou patrimônio Mundial da Unesco.

Não deixe de assistir uma dança típica Balinesa, assistimos a Barong, que conta a história da luta do bem contra o mal.

Ah e falando em passeio, tem opções gastronômicas também, aproveite para experimentar a cerveja local BITANG muito boa por sinal e o famoso café de Kopi Luwak.

Também há passeios pelos bairros de produção manual de jóias em prata. Prepare a emoção e o bolso! Visitamos o Celuk. Já contei que me acabei lá né?!

Além das praias que são lindas e as mais agitadas e conhecidas são Kuta e Seminyak (famosa pelo livro Comer, Rezar e Amar – quem sabe você não encontra o Guru Ketut Liyer)

E claro não podemos deixar de fora, a visita aos templos. Não fiz post especifico dos templos porque tudo depende muito do quão longe você vai estar e quanto dimdim pretende gastar. Mas te recomendo conhecer os templos na cidade de Bali, ficam no centro, você os visita a pé mesmo. Mas há 2 templos incríveis que você precisa ir e ficam pertinho da cidade: Holly Spring e o Pura Luhur Uluwatu (ou Uluwatu Temple). No Holly Spring você consegue sentir muito a presença da espiritualidade e crença local e em Uluwatu, além da espiritualidade, você verá CERTAMENTE um pôr-do-sol exuberante que om certeza entrará na sua lista de favoritos! Infelizmente não consegui visitar um outro templo chamado Tanah Lot, ele estava na minha lista, porém ficava muito distante (horas) de onde estávamos, então deixei para uma próxima. mas se você for, me conte tudo!!

Passear em Gili, só de bike mesmo ou a pé. Mas com um marzão daquele, pra que passear né?!

  • Visto

Aêêê! Brasileiros não precisam de visto específico para entrar na Indonésia. Só não tente entrar com coisas ilícitas no país, porque lá não tem conversa: é prisão perpétua ou pena de morte! Contei aqui sobre isso.

  • DICA DA VIDA:

Não compre nada, ou feche nenhum passeio, ou guia, ou qualquer coisa em Bali ou Gili sem NEGOCIAR! Pelo menos 15% a menos do valor inicial que eles pedem. Esta prática é comum nas ilhas, eles gostam de barganhar! Então sempre que perguntar um preço, já logo peça um desconto, porque eles sempre sempre sempre darão!

Só se lembre que minha viagem para Bali e Gili foi realizada em Novembro de 2016, então algumas coisas podem mudar principalmente relacionadas à valores tá! Para te ajudar no cálculo quando eu falo em dólar aussie, use a conversão de R$2,50, que foi o que estava na época da minha trip.

Ah, e não estranhe se você estiver andando pelas ruas e as pessoas te abordarem, pedindo para tirar fotos, você (se brasileiro) será muito diferente deles, seus olhos são grandes e arredondados (os meus então hahaha), sua pele pode ser mais clara ou mais escura, cabelo enrolado (geralmente eles têm cabelos lisos), acredito que se você for loira/loiro seraá mais abordado ainda, afinal você será um serzinho diferente aos olhos deles! Então não se assuste, curta e aproveite para puxar papo e perguntar sobre a cultura e costumes!

Desejo que sua viagem seja tão especial quanto a minha, e quando você for, me conte, quero saber o quanto você amou!

Super beijo, fique com Deus e até a próxima viagem!

Se você gostou destas dicas, não esqueça de dar um FOLLOW no blog e no instagram, aqui do ladinho da pagina! >>>

2 comentários sobre “Bali e Gili, Indonésia: Dicas da vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s